top of page

Como começar a investir amanhã!

Atualizado: 30 de mar. de 2022

Muita gente fica bastante perdida em como dar o primeiro passo depois que decide que vai entrar no maravilhoso mundo da renda passiva, mas a enxurrada de informações e os pré-requisitos que o mercado impõe, acaba afastando muita gente.


Nós do clube criamos nossa abordagem um pouco mais prática, que vem dando certo desde 2017. Acreditamos que se aprende investindo, vivendo e discutindo. Então sem muita enrolação. Vamos ao passo a passo.



1 - Conta digital


Você precisará de uma conta digital, pois toda transferência da sua conta para a corretora precisará ser em TED e pelo seu mesmo CPF. É impossível enviar dinheiro de sua conta para corretora de um amigo, ou sacar o dinheiro da corretora para outra conta corrente.


2 - Você precisa abrir uma conta numa corretora de valores.


Pode criar uma conta aqui na Clear, a corretagem é zero. A conta demora de 1 a 2 dias para ser aprovada e você realizará um teste de perfil do investidor (é obrigatório).


Se quiser saber e entender melhor seu perfil neste momento, pode fazer um teste aqui.


Outra opção é realizar os investimentos pela própria conta digital do Banco inter, Nubank ou C6 Bank.


3 - Separe uma quantia mensal para começar


Separe uma quantia que você pode investir, que não vai comprometer sua renda mensal. Sempre aconselhamos começar devagar para ir sentindo a movimentação do mercado.


4 - Chegou a hora de investir


Agora que você já sabe quanto vai dedicar por mês pros investimentos, vamos a outro passo a passo de como dividir esses investimentos:



  • 40% desse valor você vai colocar na renda fixa de liquidez diária ou de 2 dias (isso significa que você pode sacar a qualquer momento ou dentro de no máximo 2 dias). Qualquer opção acima de 100% do CDI está ótimo. Seu dinheiro vai render em média 10% ao ano, com a segurança de poder sacar a qualquer momento.

  • 20% você vai colocar em renda fixa de prazos maiores, de 6 meses, 1 ou 2 anos. Esses ativos você terá um rendimento melhor, mas só poderá sacar ao fim do prazo.

  • 40% você vai investir em fundos imobiliários e/ou ações. Os fundos imobiliários vão te pagar uma renda mensal e possuem menos volatilidade que as ações. Existem fundos que custam R$10,00 e pagam rendimento mensal de R$0,09 por mês (que é o caso do MXRF11). As ações movimentam mais, mas você precisa sentir essa oscilação. Escolha empresas que são sólidas no mercado, como Itaú, Bradesco, Ambev, Banco do Brasil, essas também remuneram regularmente.

Atenção: Não existe regra para dividir seus investimentos, pois seu perfil é único, mas achamos que é uma boa divisão para começar)


5 - Entre pro nosso grupo do Whatsapp


Nada será mais importante do que conversar com outros investidores, nem ficar inteirado do mercado por visões diferentes. Nenhum curso ou treinamento te dará mais conhecimento e experiência que isso. Além de poder perguntar sobre termos complicados. Entre pro grupo iniciante aqui.


6 - Diversifique em tudo


Seja na sua renda mensal, renda fixa, fundos imobiliários ou ações, a gente sabe a importância de diversificar. E isso que te trará a segurança no futuro. Não existem certezas no mercado e você não pode estar muito exposto a poucos ativos.


Desde 2012 até aqui, várias empresas da bolsa quebraram (normal), mas bastava mil reais investidos em Magazine Luíza para em 2021 esse valor ter se transformado em 1 milhão de reais. Ainda que você tivesse investido mil reais em várias que quebraram, o sucesso de uma empresa superaria todas.


7 - Se dê tempo


Só o tempo fará você entender seu perfil, conhecer o que te faz feliz e seus objetivos de vida. Só ai você conseguirá organizar seus investimentos corretamente e que reflitam o que você é. Investimentos que tiram o sono, não são bons investimentos. Só o tempo moldará o investidor que você é.




gif

Se gostou do nosso artigo, envia pra alguém, segue a gente no instagram e vamos investir juntos!


74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page